No ano passado assistimos a mudanças significativas no cenário e no local de trabalho de TI. Alguns foram estimulados a partir da nossa adaptação a um “novo normal” de longo prazo após a turbulência de 2020, e outros foram em resposta a tecnologias novas e em rápida evolução. Com 2023 para trás, estamos fazendo um balanço de como o setor de TI mudou no ano passado e o que isso pode significar para 2024.
1. IA no local de trabalho
Há apenas alguns anos, muitos viam a IA como uma tecnologia de futuro distante ou um brinquedo para criar memes, em vez de uma ferramenta viável. Em 2023, no entanto, avanços significativos no processamento de linguagem natural (PNL) e no aprendizado de máquina (ML) transformaram a IA de uma fantasia de ficção científica em uma ferramenta funcional no local de trabalho.
A IA rapidamente se tornou onipresente em 2023 por meio de empresas como ChatGPT e outros geradores de conteúdo. Ferramentas como chatbots, geradores de conteúdo e código, software de análise de dados e muito mais entraram em cena com força total. O LinkedIn viu um aumento de 70% nas conversas sobre IA de dezembro de 2022 a setembro de 2023, e um aumento de 21x nas listas de empregos em inglês que mencionavam GPT ou ChatGPT.
Previsões para 2024:
Embora a IA tenha entrado com força total no local de trabalho em 2023, a tecnologia era tão nova que grande parte do trabalho com ferramentas de IA era sem precedentes, ad hoc e experimental. Muitas questões importantes — como a segurança das ferramentas de IA e a propriedade legal de conteúdos gerados por IA, por exemplo — permanecem sem resposta.
Este ano, esperamos que o uso de IA relacionado ao trabalho se torne mais sistemático e regulamentado. As empresas provavelmente desenvolverão políticas e procedimentos sobre como são usados no local de trabalho, com orientações mais rigorosas em termos de segurança e questões legais.
Esta padronização pode encorajar empresas anteriormente hesitantes a adotar a IA. Ao apresentar exemplos de como utilizar a IA no local de trabalho de forma eficaz e, ao mesmo tempo, abordar questões jurídicas e de segurança, estes primeiros adotantes podem estabelecer os precedentes necessários para encorajar uma adoção ainda mais ampla da IA.
2. Autenticação amigável
Encontrar o equilíbrio certo entre segurança cibernética e facilidade de utilização sempre foi um desafio. E embora priorizar a segurança possa parecer o caminho mais seguro, a alta segurança que gera muito atrito acaba criando riscos: provoca evasão, soluções alternativas e erro humano. Tecnologias novas e cada vez mais populares ajudaram as empresas a dar mais ênfase à facilidade de utilização, sem comprometer a proteção robusta.
Nos últimos anos, por exemplo, os sistemas tradicionais de autenticação baseados em senhas têm dado lugar a alternativas mais seguras e fáceis de usar. Autenticação sem senha , autenticação biométrica e autenticação multifator (MFA) – todas mais seguras do que a autenticação tradicional de nome de usuário/senha – ganharam força significativa em 2023. Uma pesquisa de 2023 com administradores de TI que trabalham em pequenas e médias empresas, por por exemplo, descobriu que mais da metade de suas empresas exigia autenticação biométrica e 80% dos administradores de TI usam biometria em suas vidas pessoais.
Além de melhorar a segurança, essas tecnologias ajudam a reduzir os tickets de suporte técnico relacionados à autenticação, o que, por sua vez, ajuda as equipes de TI a otimizar seus recursos.
Previsões para 2024:
À medida que as organizações reconhecem os benefícios da autenticação fácil de usar, esperamos que alternativas à senha tradicional se tornem ainda mais comuns no local de trabalho. Além disso, a presença crescente destes métodos de autenticação nas contas dos consumidores familiarizará os utilizadores com a tecnologia, reduzindo o atrito e agilizando a adoção.
Outro fator que provavelmente influenciará a adoção de alternativas de senha é a crescente sofisticação dos ataques de phishing . Os métodos de autenticação resistentes ao phishing, como a autenticação sem senha, apresentam uma defesa muito mais forte do que a senha tradicional.
3. Limpeza de nuvem
A pandemia de 2020 fez com que as empresas lutassem para descobrir como adotar o trabalho remoto. O resultado foi uma rápida mudança para a nuvem. Nos anos seguintes, as empresas ficaram mais confortáveis com a nuvem e continuaram a adotar a tecnologia de nuvem para atender às necessidades das suas equipes remotas e híbridas.
Em 2023, as empresas começaram a sentir as dificuldades crescentes associadas a esta rápida adoção de soluções em nuvem: infraestruturas extensas e desorganizadas. Muitas empresas tinham muitos aplicativos de muitos fornecedores diferentes, sem um meio confiável para gerenciar ou proteger todos centralmente. O resultado foi ineficiência para equipes e usuários de TI, falhas de segurança e orçamentos tecnológicos inchados.
Além destas questões internas, a incerteza macroeconómica e um cenário de cibersegurança cada vez mais diversificado e perigoso estimularam as empresas a começar a analisar mais de perto as tecnologias que incluem nas suas pilhas. O resultado foi que as empresas reduziram e consolidaram as suas pilhas.
Previsões para 2024:
Esta tendência provavelmente continuará em 2024, com ênfase no planeamento estratégico. As empresas procurarão maneiras de reduzir o número de fornecedores com quem trabalham e investirão em soluções de nuvem mais abrangentes e econômicas. Isto ajudará as empresas a reduzir os gastos com tecnologia, ao mesmo tempo que capacita as equipas de TI, simplifica a experiência do utilizador e ajuda a garantir a segurança da cadeia de abastecimento.
Unifique e proteja sua pilha com JumpCloud
JumpCloud é uma plataforma de diretório aberto que unifica com segurança seus dispositivos e identidades em uma plataforma segura. Ele oferece autenticação sem senha resistente a phishing, autenticação multifator, suporte a dispositivos móveis e remotos e muito mais.
Para começar a unificar seu ambiente e reforçar sua segurança contra as ameaças mais recentes, inicie uma avaliação gratuita com JumpCloud .