Imagine uma empresa em que não haja controle algum do uso da internet. A internet, serviço essencial para o funcionamento desta empresa, é então compartilhada com todos os usuários de maneira igual, sem nenhum tipo de prioridade estabelecida. Desta forma, funcionários que estão utilizando a rede para seus serviços específicos competem diretamente com aqueles que a utilizam para redes sociais, jogos, downloads não pertinentes ao trabalho e etc. Você acha que a qualidade e a disponibilidade do serviço serão as ideais para o bom funcionamento das rotinas administrativas e cumprimento adequado das demandas dessa empresa? Nós te respondemos: não serão. É neste cenário que entram o controle de banda e o QoS.
O que é o controle de banda larga por QoS?
Qualidade de serviço (QoS) é a descrição ou medição do desempenho geral de um serviço, como uma rede de telefonia ou computador ou um serviço de computação em nuvem, particularmente o desempenho visto pelos usuários da rede. Para medir quantitativamente a qualidade do serviço, vários aspectos relacionados ao serviço de rede são frequentemente considerados, como perda de pacotes, taxa de bits, taxa de transferência, atraso de transmissão, disponibilidade, jitter, etc.
No campo das redes de computadores e outras redes de telecomunicações de comutação de pacotes, a qualidade do serviço refere-se à priorização de tráfego e aos mecanismos de controle de reserva de recursos, em vez da qualidade de serviço alcançada. Qualidade de serviço é a capacidade de fornecer prioridade diferente a diferentes aplicativos, usuários ou fluxos de dados, ou garantir um determinado nível de desempenho a um fluxo de dados.
Entenda o que é o controle de banda:
É o processo de monitorar e gerenciar as conexões (tráfego, pacotes) em um link de rede para evitar a sobrecarga do mesmo, o que resultaria em congestionamento da rede e baixo desempenho.
O que significa priorização de serviço?
Certos serviços demandam maior largura de banda para funcionar com uma boa qualidade do que outros. Usando o controle de banda por QoS, você pode configurar a rede para fornecer sempre a largura que o produto necessita para o seu funcionamento, independentemente de qualquer outra aplicação ou processo que esteja sendo feito simultaneamente. Desta maneira, aplicações/serviços críticos não serão prejudicados devido a outros não tão importantes.
Como o controle de banda e o QoS podem ajudar?
A implantação do QoS melhora significativamente o uso de aplicações críticas, e, por conseguinte, o trabalho e rendimento geral da empresa. Isso porque garante que as aplicações recebam sempre os recursos necessários para seu funcionamento (priorização de serviço), minimiza o impacto causado na rede pelo tráfego concorrente, possibilita o melhor gerenciamento da rede, reduz os custos através da utilização eficiente da internet e melhora a experiência do usuário garantindo tempos de resposta mais adequados, de acordo com a prioridade de acesso.
Soluções indicadas
A FCBrasil trabalha com duas soluções que podem atacar este problema, incluindo o QoS em suas funcionalidades:
Kerio Control
O Kerio Control, uma solução completa de gateway de rede que, além do controle de banda, oferece funções como firewall, antivírus, controle de usuários e outras mais. Para saber mais sobre o produto, acesse nosso site.
Untangle NG Firewall
Untangle NG Firewall é a sua segurança de rede completa, flexível e simplificada. O software integrado da Untangle fornece recursos de nível corporativo e simplicidade orientada para organizações com recursos de TI limitados. Saiba mais.