DLP: Saiba o que é e como funciona!

Nenhuma organização está imune a ameaças à segurança de dados. Mas, à medida que seu ambiente de TI se torna mais complexo — por exemplo, com a adoção de tecnologias em nuvem — torna-se ainda mais difícil implementar a proteção de dados necessária para proteger seu negócio. Muitas organizações enfrentam dificuldades para proteger dados críticos, como propriedade intelectual, informações pessoais identificáveis sujeitas a diversas regulamentações e dados financeiros sensíveis.

A melhor forma de evitar vazamentos e perdas de dados é construir uma estratégia de defesa em camadas. Você precisa reduzir sua superfície de ataque, monitorar atividades suspeitas e ameaças internas que possam levar a violações de dados e planejar uma estratégia de resposta eficaz.

O que é DLP?

Os processos de prevenção contra perda de dados (DLP) consistem em práticas de proteção da informação projetadas para evitar que dados sensíveis ou críticos na rede corporativa sejam perdidos, utilizados indevidamente ou acessados por pessoas não autorizadas. Os controles de DLP ajudam a mitigar o risco de vazamento, perda e exfiltração de dados, garantindo que informações sensíveis sejam identificadas e protegidas com controles apropriados ao risco, minimizando o impacto nos processos de negócio.

DLP é um processo, não um software único, e é apenas um componente do seu programa abrangente de proteção de dados.

Se você está começando a implementar DLP, lembre-se de que a governança de dados deve vir antes da prevenção contra vazamento de dados. Uma proteção eficaz exige que você saiba quais são os dados críticos armazenados e tenha regras claras sobre armazenamento, uso e movimentação dessas informações.

Dica: O Netwrix EndPoint Protector oferece soluções eficientes para monitoramento e controle de dados sensíveis, garantindo proteção contra acessos indevidos e vazamentos acidentais. Solicite uma demonstração gratuita!

Como o DLP funciona?

A prevenção contra perda de dados envolve três tarefas principais:

  1. Análise e classificação de conteúdo — O primeiro passo para a proteção de dados é entender quais dados sua organização possui, tanto localmente quanto na nuvem. A melhor abordagem é utilizar tecnologia automatizada de descoberta e classificação de dados para escanear repositórios e identificar informações críticas ou reguladas, como registros médicos, dados financeiros e propriedade intelectual.
  2. Monitoramento de contexto — Os dados podem estar em repouso, em movimento ou em uso, e cada estado envolve diferentes riscos de perda. Tecnologias de DLP ajudam a mitigar esses riscos analisando o contexto de cada ação ou evento.
  3. Aplicar políticas e agir — DLP utiliza regras de negócio e políticas para detectar atividades indevidas ou maliciosas, como tentativas de copiar dados sensíveis para dispositivos removíveis. Dependendo da política estabelecida, a solução pode bloquear a ação, suspender a conta ou relatar o incidente ao administrador de segurança.

Dica: Com o Netwrix EndPoint Protector, sua organização pode reforçar a proteção de endpoints e impedir a exposição acidental de informações críticas.

Conclusão

Para proteger seus dados críticos contra ataques e erros internos, é essencial adotar uma estratégia de prevenção contra perda de dados em camadas. Nenhuma ferramenta única de DLP pode resolver todos os desafios de segurança de dados; a prevenção de perda de dados requer um processo abrangente e estruturado. O primeiro passo é avaliar as capacidades das ferramentas que você já possui em relação às necessidades do seu negócio.

Entre em contato com um de nossos especialistas para saber como implementar uma solução de DLP eficaz e adequada às necessidades da sua empresa!