O que é PAM (Privileged Access Management)?

No ambiente corporativo, “acesso privilegiado” é um termo usado para designar acesso especial ou habilidades além das de um usuário padrão. O acesso privilegiado permite que as organizações protejam sua infraestrutura e aplicações, operem os negócios de maneira eficiente e mantenham a confidencialidade de dados sensíveis e da infraestrutura crítica.

O acesso privilegiado pode estar associado a usuários humanos, bem como a usuários não humanos, como aplicativos e identidades de máquinas.

Exemplos de acesso privilegiado usado por humanos:

  • Conta de superusuário: Uma conta poderosa usada por administradores de sistemas de TI que pode ser utilizada para fazer configurações em sistemas ou aplicativos, adicionar ou remover usuários ou excluir dados.
  • Conta administrativa de domínio: Uma conta que fornece acesso administrativo privilegiado a todas as estações de trabalho e servidores dentro de um domínio de rede. Embora normalmente poucas em número, essas contas oferecem o acesso mais extenso e robusto em toda a rede. O termo “Chaves do Reino de TI” é frequentemente usado ao se referir à natureza privilegiada de algumas contas e sistemas de administradores.
  • Conta administrativa local: Esta conta está localizada em um endpoint ou estação de trabalho e usa uma combinação de nome de usuário e senha. Ela ajuda as pessoas a acessar e fazer alterações em suas máquinas ou dispositivos locais.
  • Chave SSH (Secure Socket Shell): As chaves SSH são protocolos de controle de acesso amplamente utilizados que fornecem acesso direto de root a sistemas críticos. O root é o nome de usuário ou conta que, por padrão, tem acesso a todos os comandos e arquivos em um sistema operacional Linux ou outro similar ao Unix.
  • Conta de emergência: Esta conta fornece aos usuários acesso administrativo a sistemas seguros em caso de emergência. Às vezes, é chamada de conta de “quebra de vidro”.
  • Usuário comercial privilegiado: Alguém que trabalha fora da TI, mas tem acesso a sistemas sensíveis, como alguém que precise acessar sistemas de finanças, recursos humanos (RH) ou marketing.

Dica: A Fudo Security oferece soluções que permitem o controle total de acessos privilegiados, proporcionando segurança e eficiência para organizações de todos os tamanhos. Agende agora uma demonstração!

Exemplos de acesso privilegiado não humano:

  • Conta de aplicação: Uma conta privilegiada específica para o software de aplicação, normalmente usada para administrar, configurar ou gerenciar o acesso ao software.
  • Conta de serviço: Uma conta que um aplicativo ou serviço usa para interagir com o sistema operacional. Os serviços utilizam essas contas para acessar e fazer alterações no sistema operacional ou na configuração.
  • Chave SSH: (Conforme mencionado anteriormente). As chaves SSH também são usadas por processos automatizados.
  • Secret: Usado por equipes de desenvolvimento e operações (DevOps), muitas vezes como um termo abrangente que se refere a chaves SSH, chaves de interface de programação de aplicativos (API) e outras credenciais usadas pelas equipes de DevOps para fornecer acesso privilegiado.

Dica: Com a Fudo Security, você pode gerenciar contas de serviço e segredos de forma segura, centralizando o controle e reduzindo riscos. Solicite uma Demonstração!

Conclusão:

Implementar uma estratégia de Gerenciamento de Acesso Privilegiado (PAM) é essencial para proteger os ativos críticos da sua organização contra ameaças cibernéticas e abuso de privilégios. Uma abordagem robusta de PAM ajuda a reduzir a superfície de ataque, garantir conformidade regulatória e aumentar a eficiência operacional.

Entre em contato com um dos nossos especialistas para saber mais sobre como fortalecer a segurança da sua organização com soluções avançadas de PAM!