IA, postura de segurança e preocupações com dispensas dominarão as equipes de TI em 2024
LOUISVILLE, Colorado – 14 de fevereiro de 2024 – JumpCloud Inc. , anunciou hoje as conclusões de seu relatório de tendências de TI para pequenas e médias empresas (PME) do primeiro trimestre de 2024, “State of IT 2024: The Rise of AI, Economic Uncertainty, e evolução das ameaças à segurança”. O relatório fornece resultados atualizados da pesquisa e novas descobertas para o Relatório semestral de tendências de TI para PME da empresa, que foi lançado pela primeira vez em junho de 2021. A última edição do relatório investiga o impacto da inteligência artificial (IA) no gerenciamento de identidade, desafios de segurança, economia incertezas e a crescente dependência de provedores de serviços gerenciados (MSPs) nas operações de TI.
A JumpCloud encomendou esta pesquisa semestral com administradores de TI de PMEs para obter insights exclusivos sobre as experiências diárias de profissionais de TI que potencializam e protegem operações sem orçamentos e pessoal de nível empresarial. Os resultados da pesquisa mais recente, realizada com administradores dos EUA, do Reino Unido e da Índia, indicam a rapidez com que a IA impactou o gerenciamento de identidades e destaca que os profissionais de TI têm grandes esperanças e grandes medos em sua resposta a ela. Com uma grande maioria de entrevistados planejando ou implementando ativamente no próximo ano e defendendo o investimento em IA, os líderes de TI veem claramente os benefícios potenciais da implantação de IA em seus locais de trabalho. Mas os administradores de TI relatam preocupações notáveis sobre a capacidade atual das suas organizações de se protegerem contra ameaças relacionadas – e preocupações pessoais sobre o impacto da IA nas suas carreiras.
“Embora IA seja a palavra da moda que ganha as manchetes, é a segurança que continua a ser uma preocupação primordial para as equipes de TI, dada a crescente sofisticação das ameaças externas e as crescentes pressões regulatórias”, disse Rajat Bhargava, CEO da JumpCloud. “E só está piorando. Descobrimos que 56% dos administradores concordam que estão mais preocupados com a postura de segurança da sua organização agora do que há seis meses. Para reduzir esta complexidade e ansiedade, as organizações devem procurar soluções que ofereçam uma identidade unificada e aberta e uma abordagem de gestão de TI. Isso pode melhorar a segurança, mitigar interrupções operacionais e aliviar o esgotamento administrativo.”
Os resultados do relatório JumpCloud Q1 2024 SME IT Trends estão disponíveis no e-book da JumpCloud, “State of IT 2024: The Rise of AI, Economic Uncertainty, and Evolving Security Threats”, que pode ser baixado gratuitamente aqui.
As principais conclusões incluem:
Adoção de IA: Otimismo e Preocupações
A grande maioria dos administradores vê a IA como um fator positivo para sua organização e acredita que sua organização está abordando a IA no ritmo certo, embora esse otimismo seja temperado por preocupações significativas sobre o impacto potencial da IA na segurança e nas carreiras individuais.
As descobertas da Topline AI incluem:
- As organizações estão a planear ativamente a IA: apenas 13% das organizações não têm atualmente quaisquer planos para implementar iniciativas de IA e 76% concordam que a sua organização deveria investir em IA.
- Administradores otimistas em relação à IA: 79% relatam que a IA será um resultado líquido positivo, contra apenas 6% que a veem como um resultado líquido negativo. A maioria dos administradores concorda que suas organizações estão abordando a adoção da IA exatamente na velocidade certa (55%). Quantidades aproximadamente iguais pensam que estão a avançar demasiado rapidamente (22%) ou demasiado lentamente (19%).
- As equipas de TI estão cautelosas quanto ao potencial da IA para a segurança organizacional e a carreira: 62% concordam que a IA está a ultrapassar a capacidade da sua organização de proteger contra ameaças em geral e quase metade (45%) preocupa-se com o impacto da IA no seu trabalho.
Incerteza para TI
O início de 2024 encontra as PME que continuam a lutar com incertezas económicas e as equipas de TI inseguras sobre o que isso significa para as suas organizações e as suas operações.
As principais descobertas do gerenciamento de TI incluem:
- As preocupações com as demissões persistem: 57% das organizações sofreram demissões no último ano. Pouco mais de um quarto (27%) não sofreu demissões e não espera nenhuma nos próximos seis meses.
- Administradores preocupados com o impacto dos cortes orçamentais na segurança: 72% concordam que quaisquer cortes no seu orçamento de segurança aumentarão o risco organizacional e 56% estão mais preocupados com a postura de segurança das suas organizações do que há seis meses.
- Os custos de licenciamento aumentam à medida que os mandatos de conformidade se expandem: 88% dos fornecedores relatam que aumentaram os preços nos últimos seis meses e 76% relatam um aumento nos requisitos de conformidade e regulamentos na sua região.
- Os ambientes de dispositivos exigem flexibilidade de TI, com o uso do Windows diminuindo e o uso do macOS e do Linux aumentando ano após ano: a divisão média do tipo de dispositivo nas PMEs é Windows em 60% (abaixo dos 64% em abril de 2023), macOS em 22% (acima de 20% em abril de 2023) e Linux em 22% (acima de 16% em abril de 2023).
- Os administradores de TI desejam uma TI centralizada: 75% dos profissionais de TI prefeririam uma única ferramenta para realizar seu trabalho em vez de uma série de soluções pontuais. Na prática, os administradores geralmente precisam de cinco a 10 aplicativos para gerenciar o ciclo de vida do trabalhador (37%), embora quase um quarto (22%) precise de 11 ou mais, e quase 1 em cada 10 (9%) exija mais de 15 aplicativos para gerenciar. ciclo de vida do trabalhador.
Os desafios de segurança persistem enquanto os administradores ajustam sua resposta
As equipes de TI continuam relatando que as preocupações com a segurança continuam a dominar os vários desafios e responsabilidades que gerenciam. Com a ascensão da IA e a crescente sofisticação das ameaças à segurança cibernética, os administradores de TI estão a adaptar as suas respostas e a implementar camadas adicionais de proteção.
As principais descobertas de segurança incluem:
- O maior desafio dos administradores de TI é a segurança: 56% relatam que a segurança é o maior desafio de TI, seguida por novos serviços e lançamentos de aplicativos (45%), aumento da carga de trabalho (44%), seguido pelo custo de soluções de trabalho remoto (42%) .
- A adoção da biometria aumenta, embora os sistemas baseados em senha sejam teimosos: embora 83% das organizações usem autenticação baseada em senha para alguns recursos de TI, 83% também exigem autenticação multifator (MFA) e mais de dois terços exigem biometria (66%) — embora 67% dos profissionais de TI concordem que adicionar medidas de segurança adicionais significa uma experiência mais complicada. O funcionário médio tem de três a cinco senhas para fazer login em seus recursos de TI, embora 15% dos funcionários tenham em média 10 senhas ou mais.
- As maiores ameaças à segurança permanecem as mesmas: as três maiores preocupações de segurança agora são as mesmas de abril de 2023. Os administradores de TI relataram que os ataques à rede foram o seu maior desafio (40%), seguidos por explorações de vulnerabilidades de software (34%) e ransomware (29%). ).
MSPs desempenham um papel importante nas operações de TI
Os MSPs são cada vez mais cruciais para as operações de TI das PME, à medida que um número crescente de PME recorre a eles para gestão de TI.
As principais descobertas do MSP incluem:
- MSPs assumindo o controle de TI para PMEs: Enquanto 76% das PMEs dependem de um MSP para alguns recursos, 42% das organizações usam um MSP para gerenciar completamente seu ambiente de TI, um aumento de 56% em relação a abril de 2023.
- Organizações que dependem de MSPs para diversas funções: A segurança do sistema é a área mais comum pela qual as PMEs usam MSPs (57%), seguida de armazenamento em nuvem (52%), monitoramento de sistema (51%), gerenciamento de sistema (47%), backup gerenciado (40%), aquisição de hardware (34%), continuidade de negócios/recuperação de desastres (32%), help desk (35%) e gerenciamento de mudanças (27%).
- Os MSPs são vistos como oferecendo uma ampla gama de benefícios: Os principais motivos pelos quais as PMEs relatam usar um MSP são que eles estão atualizados sobre as tecnologias mais recentes (65%), podem fornecer uma melhor experiência ao usuário (60%) e são custo-benefício (57%).
Metodologia de pesquisa:
A JumpCloud entrevistou 1.213 tomadores de decisão de TI de PMEs no Reino Unido, EUA e Índia, incluindo gerentes, diretores, vice-presidentes e executivos. Cada participante da pesquisa representava uma organização com 2.500 ou menos funcionários em diversos setores. A pesquisa online foi conduzida pela Propeller Insights, de 14 de novembro de 2023 a 27 de novembro de 2023. As conclusões do Relatório JumpCloud Q1 2024 SME IT Trends podem ser encontradas em “State of IT 2024: The Rise of AI, Economic Uncertainty, and Evolução das ameaças à segurança”.
Sobre JumpCloud
JumpCloud ® ajuda equipes de TI e provedores de serviços gerenciados (MSPs) a fazer o trabalho acontecer ® centralizando o gerenciamento de identidades de usuários e dispositivos, permitindo que pequenas e médias empresas adotem modelos de segurança Zero Trust. JumpCloud foi usado por mais de 200.000 organizações, incluindo GoFundMe, Grab, ClassPass, Beyond Finance e Foursquare. JumpCloud levantou mais de US$ 400 milhões de investidores de classe mundial, incluindo Sapphire Ventures, General Atlantic, Sands Capital, Atlassian e CrowdStrike.
Sobre a FCBrasil
A FCBrasil é uma empresa de distribuição de software especializada em segurança da informação que tem como compromisso ajudar empresas a protegerem seus dados e serem mais produtivas por meio de soluções de tecnologia de ponta, oferecidas a partir de parcerias com fabricantes estratégicos. Dessa forma, fortalecem os canais de venda para que possam prestar um atendimento de alto nível. A FCBrasil ajuda os canais de venda a atenderem seus clientes, oferecendo suporte na pré-venda e na pós-venda, além de treinamentos nas soluções distribuídas para que a revenda possa estar cada vez mais capacitada.
Saiba mais: https://www.fcbrasil.com.br/