Segurança da informação: entenda a necessidade do seu cliente
A segurança da informação é um dos temas mais importantes dentro das organizações em função do grande número de ataques virtuais orquestrados por cibercriminosos no mundo todo. Segundo dados do Centro de Estudos, Respostas e Tratamentos de Incidentes de Segurança no Brasil – Cert-BR¹, só de janeiro a junho de 2020, mais de 315 mil incidentes² foram reportados à instituição.
Para que você consiga entregar softwares capazes solucionar necessidades específicas, é importante entender cada demanda. Para isso, alguns métodos podem ajudar nessa tarefa.
Pensando nisso, criamos este conteúdo. Aqui você vai encontrar maneiras simples, mas eficazes de fidelizar seu cliente e fechar bons negócios. Confira.
Antes de começar, é importante conhecer os três pilares fundamentais quando falamos em segurança da informação. São eles: confidencialidade, integridade e disponibilidade.
Confidencialidade: a confidencialidade tem a ver com a privacidade dos dados da organização. Esse conceito se relaciona às ações tomadas para assegurar que informações confidenciais e críticas não sejam roubadas dos sistemas por meio de ciberataques, espionagem, entre outras práticas.
Integridade: corresponde à preservação da precisão. Ou seja, refere-se à capacidade de os dados circularem ou serem armazenados do mesmo modo como foram criados, sem que haja interferência externa para corrompê-los.
Disponibilidade: refere-se à flexibilidade do usuário encontrar dados a qualquer momento, independentemente do tempo.
Agora que você tem conhecimento sobre os três pilares essências, utilize-os como base na indicação da melhor solução ao seu cliente. Acrescente aos conceitos específico da segurança da informação, as três dicas abaixo:
- Primeiro passo: ouvir
Sempre que possível, faça perguntas que permitam a sua aproximação com o cliente. Por meio dessas perguntas será possível conhecer as necessidades e as expectativas do cliente. Neste primeiro contato informação valiosas sairão do texto ou da fala do prospect, por isso, fique atento(a) e anote. Com essas referências, juntamente com a sua experiência, trace um mapa (pode ser até em formato de tópico) com tudo que for relevante.
- Faça a pergunta mais importante
A chave de todo o processo de entender a necessidade do seu cliente se passa pela pergunta principal: qual é a sua dor? Em outras palavras, você deverá perguntar por qual motivo aquela pessoa chegou até você em busca de produtos e/ou serviços relacionados à segurança da informação. Depois disso, sua missão será encanta-lo amenizando a “dor” dele com soluções assertivas.
- Conheça os produtos
Você precisa saber o que está vendendo. Por mais óbvio que pareça, é justamente aí que boas oportunidades de venda se perdem. Conhecer o produto significa estar preparado para responder qualquer pergunta sobre ele. Por essa razão, a FC Brasil – Soluções em TI³ mantém o site constantemente atualizado. Uma maneira de oferecer informações valiosas e que sirvam como fonte segura de referência.
Quer ver um exemplo: nos últimos meses os assuntos relacionados à LGPD estão em alta, impulsionados pela aprovação Lei Geral de Proteção de Dados. Diante disso, você precisa saber exatamente quais temas envolvem a matéria, pois pode ser a dúvida do cliente.
Percebeu como atitudes simples marcam a diferença entre simplesmente realizar um atendimento e entender para fidelizar o cliente? Agora você está pronto para encantar o seu cliente! Continue acompanhado o blog da FC Brasil – Soluções em TI e confira periodicamente outros conteúdos com este.
Se você quer saber mais sobre como se tornar um parceiro da FC Brasil – Soluções em TI cliquei aqui.